Publicações
CITAÇÕES: Google Scholar /
- MARQUES, A.; BORGES, E. F. Tecnologia digital e autonomia na aprendizagem de Libras como língua adicional: o papel do aconselhemento linguageiro. CBTecLE, v. 9(1), 2025.
- MATTOS, C. M. P.; BORGES, E. F. V. Formação inicial de professores de inglês nos Institutos Federais: um levantamento da oferta de disciplinas relacionadas ao ELFE nos cursos de Licenciatura em Letras. CBTecLE, v. 8(2), p. 145-161, 2024.
- SARTURATO, G. M. F.; BORGES, E. F. V.; GATTOLIN, S. R. B. Práticas orais e de pronúnica no livro didático Alive High 1 à luz do modelo complexo de aquisição de segunda língua. In: BARBIRATO, R. C.; GATTOLIN, S. R. B.; SILVA, V. L. T. (orgs.) Abordagens de ensino de línguas: reflexões e experiências. Campinas: Mercado de Letras, 2023. p.142-172.
- MONTEIRO, K. F; BORGES, E. F. V. Centro de aprendizagem na educação bilíngue: uma técnica transdiciplinar no processo de ensino e de aprendizagem de línguas. Clarabóia, n. 19, p. 119-143, 2023.
- BORGES, E. F. V.; BARANHUKE Jr., C. F. Fluxes e flows no ensino de língua inglesa: a leitura e escrita como sistmas caóticos. In: RODRIGUES, I. C. F. S.; OHUSCHI, M. C. G. (orgs.) As interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturas. Campinas, SP: Pontes Editoras, 2021. p. 295-320.
- BORGES, E. F. V. CALTeL as an object theory of the complexity theory domain on language teacher development. International Journal of Complexity in Education, vol. 2(2), p. 75-92, 2021.
- BORGES, E. F. V. Por uma pedagogia complexa de línguas adicionais. In: FINARDI,K.R.; SANTANA,C; AMORIM, G.B. (orgs.) Linguística aplicada na contemporaneidade: temáticas e desafios. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 195-227.
- SULANY, S. S.; TÚLIO, M; BORGES, E. F. V. O Paraná Fala Línguas Estrangeiras/Inglês: início e avanços da UEPG no panorama da internacionalização. In: RIOS,E.S.; NOVELLI,J.; CALVO,L.C.S. (orgs.) Paraná Fala idiomas - Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado. Campinas-SP: Pontes Editores, 2021. p. 187-206.
- Jr. BARANHUKE, C. F.; BORGES, E. F. V. Uma visão caleidoscópica e/ou em teia da abordagem complexa de ensino e de aprendizagem de línguas (ACEAL). Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v.21(47), p. 133-156. 2019.
- BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. The emergence of the additional language teacher/adviser under the complexity paradigm. DELTA, vol. 35(3), p. 2-14. 2019. DOI: 10.1590/1678-460x2019350308
- MONTEIRO, K. F.; BORGES, E. F. V. Estágio de docência no ensino superior: uma análise da prática docente sob a perspectiva transdisciplinar. XXVI Semana da Educação / II Semana Acadêmica da Pedagogia EaD. UEPG, Ponta Grossa/PR, 21 a 23 de agosto de 2019.
- BORGES, E. F. V. Ensino de língua e literatura: disjunção ou conjunção? Reflexões no âmbito de uma pedagogia complexa de línguas adicionais. Anais do XVI CONAELL, 16, Sinop, MT. 2018.
- MIGLIORINI, M. L.; FREITAS, M. A.; MACHADO, L. A. BORGES, E. F. V. Teorias de ASL no ensino de línguas adicionais: reflexões sobre práticas docentes. CES Revista, vol. 32(1), p. 193-102. 2018.
- BORGES, E. F. V.; GABRE, B. S.; PUHL, J. Abordagem complexa de ensino e de aprendizagem de línguas no estágio curricular supervisionado em língua inglesa. In: FREITAS Jr., M. A. (org.) Práticas pedagógicas exitosas na UEPG. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2018. p. 38-66.
- PUHL, J.; BORGES, E. F. V.; SILVA, R. C. Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras. Calidoscópio, vol. 16(1), p. 87-102. 2018. DOI: 10.4013/cld.2018.161.08.
- BORGES, E. F. V. Language teaching: a look with the eyes of complexity. In: MORAIS, E.; CARREIRA, M. B. (Orgs). Linguagens em movimento: culturas, identidades e subjetividade. Ponta Grossa/PR: Texto e Contexto, 2017. p. 151-174.
- SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba, PR: CRV, 2016. 298p.
-
BORGES, E. F. V.; SILVA, W. M. Entrelaçamento de temas na compreensão de sistemas caóticos. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 15-18.
-
PEREIRA, L. S.; BORGES, E. F. V. Potencialidades da abordagem complexa no uso da coleção Alive! inglês EF. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 93-114.
- NAKAYAMA,K.C.F.; BORGES,E.F.V. Transdisciplinaridade no ensino do espanhol: uma análise do livro didático Enlaces EM. In: SILVA,W.M.; BORGES,E.F.V. (Orgs). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 115-137.
- BORGES, E. F. V.; STREIECHEN, E. M. Interfaces entre a abordagem complexa e o bilinguismo multidimensional na educação de surdos. In: SILVA, W. M.; BORGES, E. F. V. (Orgs.). Complexidade em ambientes de ensino e de aprendizagem de línguas adicionais. Curitiba: CRV, 2016, p. 241-260.
- BORGES, E. F. V. Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas. ReVEL, vol. 14(27), p. 364-388. 2016.
- PUHL, J.; BORGES, E. F. V. O papel das affordances na aquisição da Libras como L2. Práxis Educativa, vol. 11(2), p. 434-448, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0007
- BORGES, E. F. V. Abordagem complexa e pedagogia do pós-método na formação inicial: particularidade, praticabilidade e possibilidade no estágio supervisionado. 14 CONEX, UEPG, 2016.
- BORGES, E. F. V. Complexity approach to language teaching and learning: moving from theory to potential practice. In: GITSAKI, C. & ALEXIOU, T. (Eds) Current Issues in Second/Foreign Language Teaching and Teacher Development: Research and Practice. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2015. pp.140-163.
- MARSON, I. C. V.; BORGES, E. F. V. Paraná Fala Inglês na UEPG: experiência extensionista com foco na mobilidade internacional. Extensio, vol. 12(20), p. 73-89, 2015. DOI: 10.5007/1807-0221.2015v12n20p73
-
BORGES, E. F. V. Complexidade em ambientes de sala de aula de língua inglesa. 13 CONEX, UEPG, 2015.
- BORGES, E. F. V. Planejamento semiótico-ecológico de ensino de línguas. Contextura, vol. 23, p. 39-61, 2014.
- BORGES, E. F. V. Paradigma shift in language teaching and teacher education. The ESPecialist, vol. 35(1), p. 42-59, 2014.
- BORGES, E. F. V.; MARSON, I. C. V. Paraná Fala Inglês na UEPG: perspectivas e defasios para a mobilidadeinternacional. 12 CONEX, UEPG, 2014.
- AZEVEDO, M. C.; BORGES, E. F. V. A construção identitária de uma professora de inglês em formação à luz da teoria da complexidade/caos. Contextura, vol. 21, p. 93-111, 2013.
- BORGES, E. F. V. Uma compilação das diferentes concepções epistemológicas de aquisição e desenvolvimento da lingua(gem). DLCV, vol. 9(2), p. 08-18, 2013.
- BORGES, E. F. V. Comunicativo e comunicacional no ensino de línguas. Linguagens e Diálogos, vol. 3(1), p. 29-42, 2012.
- BORGES, E. F. V.; PAIVA, V. L. M. O. Por uma abordagem complexa de ensino de língua, Linguagem & Ensino, vol. 14(2), pp. 337-356, 2011.
- BORGES, E. F. V. Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes? RBLA, vol. 11(4), pp. 815-835, 2011. Scielo Brasil. DOI: 10.1590/S1984-63982011000400002
- BORGES, E. F. V. Conhecimento, compreensão e competência nos estudos da lingua(gem). Escrita, vol. 13, 2011.
- BORGES, E. F. V. A linguística aplicada e seus (meta)paradigmas: o contexto de ensino de línguas. Todas as Letras P, vol. 12 (2), 2010.
- BORGES, E. F. V. Metodologia, abordagem e pedagogias de ensino de língua(s). Linguagem & Ensino, vol. 13(2), pp. 397-414, 2010.
- BORGES, E. F. V. Paradigma, movimento e abordagem na LA: uma reflexão filosófica sobre a constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na contemporaneidade. Contexturas, vol. 16, pp. 65-93, 2010.
- BARBIRATO, R.; BORGES, E. F. V. Comunicação, interação e participação no contexto de ensino e aquisição de línguas estrangeiras. Contexturas, v. 15, pp. 93-114, 2009.
- BORGES, E. F. V. Uma reflexão filosófica sobre abordagens e paradigmas na constituição da subárea ensino-aprendizagem de LE/L2 na Linguística Aplicada. 298f. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação (FE), Universidade de Sãi Paulo (USP), 2009.
- BORGES, E. F. V. Lembranças das abordagens na aquisição de LE/L2 de falantes e aprendizes e o fazer atual como professores. RBLA, vol. 8(2), pp. 421-443, 2008. DOI: 10.1590/S1984-63982008000200008
- BORGES, E. F. V. Transdisciplinaridade e conhecimento escolar. APLIESP Newsletter, Maio, pp. 6-7, 2006.
- BORGES, E. F. V. Montante e jusante em um projeto de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no contexto brasileiro. Contexturas, vol. 10, pp. 95-106, 2006.
- BORGES, E. F. V. O curso de extensão na formação continuada de professores da educação infantil e básica: Um relato de experiência. Encontro Regional do ICET - International Council in Education Teaching, UFSCar, São Carlos/SP, 2005.
- BORGES, E. F. V. Discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. Sínteses, vol. 9, pp. 67-78, 2004.
- BORGES, E. F. V. Análise da convergência da teoria com a prática prevista nos PCN-LE - Ensino Fundamental. Horizontes de Linguística Aplicada, vol. 3(2), pp. 7-16, 2004.
- BORGES, E. F. V. Os PCN-LE na formação pré e continuada de professores. VII CBLA, Anais do VII CBLA, CD-Rom, PUC/SP, 2004.
- BORGES, E. F. V. O interacionismo e o ensino contemporâneo de LE. VII CBLA, Anais do VII CBLA, CD-Rom, PUC/SP, 2004.
- BORGES, E. F. V. O discernimento do esteio teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. 206f. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP, 2003.
